quarta-feira, 29 de maio de 2013

Livros, o melhor presente



Para um projeto com as carências da Escola Shawl Pacha, toda a ajuda é bem vinda, mais ainda quando se materializa num generoso donativo de livros. Foi o que aconteceu recentemente com a oferta de 6000 livros por parte da organização Hoopoe Books for Children - Awaking Young Minds (Livros para Crianças - Despertar as Mentes Jovens).

Alunas mostram os livros novos, acompanhadas pelo Dr. Said, "manager" da escola 

Ajmal, o "principal" da escola, junto a uma turma masculina
 

A Hoopoe Books é uma marca lançada em 1998 pelo Instituto para o Estudo do Conhecimento Humano (ISHK), uma ONG educativa sediada em Los Altos, na Califórnia (EUA). O Instituto tem em curso um programa designado Livros para o Afeganistão que visa a publicação de histórias tradicionais afegãs destinadas a crianças. Centenas delas foram reunidas e escritas pelo autor afegão Idries Shah (falecido em 1996), ao longo de mais de 30 anos.

 
 


"As histórias educativas publicadas pela Hoopoe Books fazem parte da rica tradição narrativa do Afeganistão. Durante séculos, foram contadas e recontadas em salões de chá, nas esquinas das ruas e nos bazares bem como por familiares e amigos sentados à volta da fogueira em noites de inverno", lê-se na página da Internet sobre o programa dedicado ao Afeganistão. "Através destas histórias, as crianças aprenderam sobre si mesmos e sobre o seu mundo, e através da repetição oral dos adultos, também, obtiveram discernimento e sabedoria em benefício das suas próprias experiências e escolhas."

 

Para a Hoopoe Books, tudo se resume a uma máxima: "Dêem um livro a uma jovem e ela encontrará alguém para ajudá-la a lê-lo".


Fotos HOM

Links:

Sítio da organização Hoopoe Books

Página da Hoopoe Books no Facebook