quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que é a Hope of Mother?

A Hope of Mother (Esperança de Mãe) é uma organização não governamental (ONG) afegã, fundada por Mina Wali, em 2004. Visa contribuir para o desenvolvimento do Afeganistão através da promoção da educação, da saúde, do artesanato e do desporto, sobretudo junto das gerações mais jovens.

Tem como lema: "Sensibilizar e Proporcionar Oportunidades". E com ele, a HOM espera promover a participação dos afegãos na economia local, o espírito de liderança e a igualdade de género.

Mural pintado por Luke Foto HOM

Presentemente, a Hope of Mother tem quatro projetos em curso:
  1. Escola Shawl Pacha: Inaugurada em abril de 2008, é frequentada por cerca de 500 alunos, de ambos os sexos.
  2. Clínica Lily: Inaugurada em fevereiro de 2009, situa-se nas traseiras da Escola Shawl Pacha. Fornece cuidados de saúde básicos à população local.
  3. Centro de Treino Vocacional Shaw Wali Khan: Visa dar formação profissional na área do artesanato para dotar as economias locais de recursos humanos e obter formas de auto financiamento dos projetos da HOM.
  4. Federação Afegã de Boxe Feminino: Visa promover a igualdade de género no Afeganistão.

    Mina Wali é a Presidente da Hope of Mother. Tem como Vice Presidentes Tareq Azim e Ahmad Shaw.

    Tareq Azim é filho de Mina. Nasceu em Munique, na Alemanha, em 1982, e foi criado em São Francisco, nos Estados Unidos. Tareq conheceu a sua verdadeira casa quando viajou até ao Afeganistão. Licenciado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado da Califórnia e com uma carreira desportiva paralela, como pugilista profissional, promoveu a criação de uma equipa feminina de boxe em Cabul. Tareq é a energia por detrás da HOM.

    Ahmad Shaw é um antigo comandante mujahedine, nos tempos da ocupação soviética do Afeganistão, que começou a proteger o país, de arma na mão, com apenas 16 anos. A sua lealdade e o seu compromisso para com o povo afegão fazem dele a força motriz da HOM. A criação e aplicação de qualquer projeto não acontece sem que ele seja ouvido. Ahmad Shaw vive em Peshawar, no Paquistão. No Afeganistão, há quem diga que ele deveria ser o Presidente do país.

    Os três dirigentes da HOM com alunos da escola. 
    Tareq Azim (de branco), Mina Wali e Ahmad Shaw (à direita). Foto HOM

    A Hope of Mother está sediada em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. A 26 de agosto de 2009, a organização realizou a sua primeira gala de recolha de fundos, no edifício Ruby Skye, na baixa de São Francisco. No seu discurso, Mina Wali afirmou:  
    "Estamos a construir comunidades pequenas e rentáveis, para que as crianças cresçam sabendo como criar os seus próprios sucessos. Com esta base sólida, olhamos em frente na expectativa de vermos mais líderes mundiais a emergir do Afeganistão. Nós não seremos conhecidos como um país de bombistas suicidas, se eu tiver uma palavra a dizer sobre o assunto."
    Foto de Jeff Swearingen


    Fotogaleria da Gala de Angariação de Fundos, 26/08/2009

    Cartazes da Gala




    Sem comentários:

    Enviar um comentário