terça-feira, 25 de outubro de 2011

Protagonismo nas Nações Unidas

"As crianças e os conflitos armados" é uma das prioridades da Alemanha enquanto membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU (CS), para o biénio 2011/2012. No segundo semestre de 2011, a Alemanha preside ao CS e, fazendo jus a essa responsabilidade, a missão alemã nas Nações Unidas promoveu uma campanha de sensibilização para o tema, apelando ao envio de fotografias, desenhos, material áudio que pudessem, de alguma forma, responder à questão: "Porque devem as escolas em ambientes de guerra ser protegidas?"

O resultado final consta de um slideshow intitulado "Protect my School" (ao fundo da coluna da direita), apresentado numa reunião de trabalho a 30 de junho. Nele surgem duas fotos da Escola Shawl Pacha.



Foram ainda publicadas duas fotografias da Escola Secundária de Pol-e-Charki, em Cabul, que está a ser beneficiada pelo contingente português em missão no Afeganistão.




A 12 de julho de 2011, por proposta alemã, o Conselho de Segurança aprovou a Resolução 1998 que condena, entre outras coisas, "ataques contra escolas e hospitais" em contextos de guerra.
"Locais de aprendizagem e de locais de cura nunca deverão ser locais de guerra. Com a  resolução que hoje adotamos damos um passo em frente. Ela não só enfatiza que as escolas e os hospitais devem ser zonas de paz, respeitadas por todas as partes em conflito, como acrescenta 'ataques a escolas e hospitais' aos critérios dos meus relatórios anuais sobre crianças em conflitos armados." (Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, no Conselho de Segurança)

Sem comentários:

Enviar um comentário