quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Ir à escola contrariar o destino"

Ouvi falar pela primeira vez da Escola Shawl Pacha e do envolvimento da AMI nesse projeto a 23 de junho de 2010, durante um seminário no Instituto de Defesa Nacional (IDN) intitulado "Afeganistão: Que futuro?".

Nesse seminário, participou o Tenente Coronel Octávio Vieira, que tornou possível o primeiro contacto entre Mina Wali e o Dr. Fernando Nobre. No módulo "Afeganistão: A necessidade de respostas integradas", o militar desenvolveu a vertente do "Esforço Humanitário", dando como exemplo do que pode (e deve) ser feito no Afeganistão "a escola financiada pela AMI, considerada um modelo pelo Ministério da Educação local".

Percebi o alcance das suas palavras e predispus-me a escrever um artigo no "Expresso". Pelo telefone, entrevistei Mina Wali, Octávio Vieira e Tânia Barbosa, do Departamento Internacional da AMI. A 30 de dezembro de 2010, foi publicado "Ir à escola contrariar o destino" na edição impressa do "Expresso".

Paralelamente, elaborei um dossiê para o "Expresso Online", onde são publicados os textos da edição em papel, um excerto da entrevista a Mina Wali (em formato de áudio) e um álbum com fotografias cedidas pela AMI.

O bichinho ficou e a partir deste artigo, e sobretudo da empatia com as pessoas que entrevistei, também eu me apaixonei por este projeto e comecei a sonhar com uma visita ao local...
Margarida Mota



Artigos:

"Ir às escola no Afeganistão", Expresso Online, 05/01/2011

"Ir à escola contrariar o destino", Expresso, 30/12/2010 (anexo)


Sem comentários:

Enviar um comentário