segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Apelo da Hope of Mother

Cabul, Afeganistão

Outubro de 2011

Os ventos da mudança estão a varrer o mundo e estamos a entrar num período crucial da História da humanidade. Sucedem-se acontecimentos a que ninguém esperava assistir. O Afeganistão é um dos países onde se sentem esses ventos. Em breve, a NATO e outras organizações internacionais começarão a sair e os destinos do país serão transferidos para os líderes políticos e para as forças de segurança locais.

Essa transferência gradual afetará muitos afegãos que trabalhavam para essas organizações. Milhares de empregos podem estar em risco. A maioria dos afegãos não tem habilitações nem aprendeu qualquer profissão. Nos últimos 10 anos, muito milhões de euros foram investidos na Educação (em escolas e universidades). Ainda assim, os recém licenciados não têm um futuro no país. A única maneira de obterem emprego é emigrar, deixando o país sem matéria prima - homens e mulheres qualificados - capaz de o desenvolver.
A ONG afegã Hope Of Mother, em parceria com a portuguesa AMI, têm vindo a desenvolver um trabalho espantoso. Mas ainda há muito a fazer, no sentido da prosperidade económica do Afeganistão. Atualmente, a HOM está a desenvolver um projecto que visa angariar fontes de sustentação, que passa pela criação de um Centro Vocacional em Cabul, que dará formação a todos aqueles que quiserem aprender uma profissão.

Este projeto poderá assentar, por exemplo, em cursos profissionais pagos, como acontece na Europa, e também em estágios para alunos recém-licenciados à procura do primeiro emprego. Se se conseguir absorver os alunos das universidades, dar-lhes um emprego e evitar que os mais qualificados emigrem, o futuro do Afeganistão fica garantido.


Queremos elaborar um projeto sólido e bem estruturado, para o apresentarmos à União Europeia ou a outras instituições visando a obtenção de apoio financeiro. Apelamos a que nos ajude, contribuindo com ideias para a elaboração de um projeto credível. Envie-nos as suas propostas e sugestões. Contribua para a paz no Afeganistão.

Muito obrigado!

Octávio Vieira

Fotos HOM

Sem comentários:

Enviar um comentário