sábado, 1 de outubro de 2011

Inauguração da Escola Shawl Pacha


28 de abril de 2008, Surkh Rod, província de Nangarhar: Inauguração da Escola Shawl Pacha

Entrada da escola
Parque infantil, em frente à escola

A parceria HOM e AMI


Preparativos para um dia de festa no terreno em frente à escola
"O povo da aldeia Surkh Rod tornou-se tão dependente do resultado, da segurança, da proteção e dos recursos partilhados pela Escola Shawl Pacha, que a vêem como a chave para a paz e estabilidade. Anos atrás, quando iniciamos este conceito, as pessoas e as crianças não sabiam, sentiam, ou viam qual o significado de uma instituição educativa. Não acreditavam no impacto social que teria na aldeia e que está a ter, agora, em toda a província e nas províncias vizinhas." (Mina Wali)
Muitos populares entre os participantes na cerimónia









Fernando Nobre no uso da palavra
Mina Wali discursa na inauguração
 
As representantes das alunas na cerimónia



A mensagem dos alunos

"As jovens na nossa instituição, nos primeiros tempos, pediam que mesmo as pessoas responsáveis pela limpeza da escola fossem mulheres, e que nenhum homem estivesse presente. Agora, tudo se inverteu. Elas perceberam que a educação não tem fronteiras exigem pessoas independentemente de serem homens ou mulheres, para ensiná-las e orientá-las." (Mina Wali)



A caminho da entrada da escola
A entrada da escola
Mina Wali e Ahmad Shaw cortam a fita


Ao centro, Ahmad Shaw (HOM) e José Luís Nobre (AMI)

O interesse dos media, num dia histórico para a região
 
Octávio Vieira e Tareq Azim, no corredor da escola, rodeados por alunas



Durante o mês de abril de 2008, líderes tribais da província de Kunar (vizinha à de Nangarhar) deslocaram-se à Escola Shawl Pacha para se inteirarem do projeto: Como funciona? Quem o dirige? O que implica construir uma instituição de sucesso para as gerações futuras?

A importância desta visita decorre do facto de Kunar ser uma das regiões afegãs onde a infuência talibã é mais forte, logo menos permeável a determinado tipo de projetos, designadamente na área da educação. Após a visita, a HOM recebeu garantias de que um pólo da Escola Shawl Pacha na província de Kunar seria bem vindo e apoiado por todos os setores políticos e sociais.

Meninas e meninos têm aulas separadamente


No ano letivo 2010/2011, o número de alunas superou o número de alunos


Fotos de Octávio Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário